DESTAQUES

Informações que podem agregar ainda mais conhecimento aos seus estudos

13 de agosto de 2018

Você está se preparando corretamente?!

Olá amigo concurseiro.

Hoje quero bater um papo com os colegas que irão prestar concursos jurídicos, sobretudo para carreira da magistratura.

Você sabe quantas provas da magistratura foram realizadas do ano de 2016 até agora? Foram 10 provas, isso mesmo, dez oportunidades de você ser Juiz ou Juíza.

Como todos sabem, as provas são constituídas de várias fases: objetiva, discursiva, oral e títulos.

A preparação mais eficiente deve ser realizada visando todas as fases do concurso, pois superada a prova objetiva, você não vai querer reprovar na prova discursiva, não é mesmo?! Não dá para chegar tão perto da conquista do sonho e amargar uma reprovação por um erro de planejamento nos estudos.

Em regra, o prazo entre a prova objetiva e a discursiva é muito curto, não tendo o candidato tempo hábil para iniciar do zero uma preparação para a segunda etapa do certame.

Tão importante quanto o estudo para a primeira fase é a preparação concomitante para as fases posteriores, discursiva, sentença e por fim, a fase oral.

O candidato competitivo em concurso, ou melhor, o candidato que vai ser aprovado, prepara-se olhando para todas as fases. Da mesma forma que os candidatos criam um hábito de responder questões objetivas, deve-se criar também o hábito de resolver questões discursivas e fazer peças práticas.

Resolvendo questões discursivas, você irá desmistificar a segunda fase do seu concurso, identificando quais são os assuntos mais recorrentes e condicionando seu raciocínio a solução do problema posto, ou seja, tem que praticar.

Pense comigo, caso você responda apenas uma questão discursiva por dia, de segunda a sexta-feira, no fim de um mês terá respondido mais de 20 questões, mas para isso, tem que começar, é necessário criar este hábito, assim, em pouco tempo você terá respondido inúmeras questões e com certeza estará mais próximo da aprovação.

Por fim, a dica é, quando ler uma questão discursiva e não saber de pronto a resposta, não se desespere, pegue o seu material de estudo, ou faça um pesquisa minuciosa na internet para respondê-la (inclusive, neste momento você terá a oportunidade de saber se o seu material de estudo está adequado à segunda fase do concurso).

Procure elaborar sua resposta da melhor forma possível, bem fundamentada, assim você estará aprendendo o conteúdo cobrado na questão e vários outros, que certamente irão lhe servir para responder outras questões.

Ainda, caso tenha um grupo de amigos concurseiros, você pode criar uma espécie de estudo colaborativo, definindo semanalmente, um determinado número de questões que cada integrante deverá responder e disponibilizar aos demais a resposta elaborada, assim você terá acesso a um número cada vez maior de questões discursivas respondidas, aumentando suas chances de êxito na segunda fase do seu concurso. 

Convido você a conhecer as ferramentas do Resolva Questões, com elas você consegue colocar em prática todas essas dicas.

 

Espero ter ajudado. Grande abraço!

 

 

ÚLTIMOS DESTAQUES

08/08/2018
Você sabe a resposta?

Treine e não negliencie esta etapa do seu estudo